Instituto Pensar - Socialista cobra explicações de ministro sobre saúde da população indígena

Socialista cobra explicações de ministro sobre saúde da população indígena

Rodrigo Agostinho quer informações sobre acesso à saúde da população indígena. Foto: Sergio Frances

O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) apresentou Requerimento de Informação (RIC) em que solicita ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informações sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), mais especificamente sobre as políticas públicas de acessibilidade das populações indígenas aos serviços de saúde.

Agostinho destaca que a pandemia de covid-19 evidenciou o problema sobre a acessibilidade dos povos indígenas aos serviços de saúde. "A dificuldade de acesso aos serviços de saúde, seja pela distância geográfica ou pela insuficiência de equipes de saúde, os deixam ainda mais vulneráveis?, diz.

Além disso, quando comparado com o Sistema Único de Saúde, as informações fornecidas pela SESAI não são transparentes. "Para tal fim, este requerimento solicita informações sobre acessibilidade à saúde, logística, infraestrutura e pessoal da saúde indígena.?

Informações

Estão entre as informações solicitadas pelo deputado Rodrigo Agostinho: relação das unidades de atenção básica à saúde indígena e rede de serviços de saúde complementares; quadro demonstrativo de recursos humanos vinculados às equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena; quadro de caracterização das comunidades ou aldeias indígenas por Pólo Base; e Planos Distritais de Saúde Indígena.

Manifesto

Em junho, Agostinho e outros parlamentares da Frente Parlamentar Ambientalista divulgaram manifesto em defesa do meio ambiente, em que trazem à tona o cenário atual de retrocessos. No documento, eles também criticaram a pauta antiambiental do governo na Câmara.

Agostinho disse que o momento é muito difícil, pois as mudanças climáticas chegaram e o mundo todo nos cobra a tarefa de combater o desmatamento.

"Perdemos um 1,5 milhão de hectares de florestas nos últimos 12 meses. É assustador! O volume acumulado desses últimos três anos e meio é mais ou menos uma área de 13 vezes a cidade de São Paulo, a maior cidade da América Latina?, afirma.

Com PSB na Câmara



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: